LOGO AssociaçãoNossa História

A  Associação das Mães Mônica do Brasil, foi fundada no dia oito de março de 2014, por Frei Sérgio Ferreira Dias e tem como co-fundador Ezer Nathan Fagundes Ribeiro.

A Associação tem sede na Cidade de Icaraí de Minas, onde o Sr. Ambrósio Pereira Almeida, fez a doação do terreno para a construção da Igreja dedicada a Santa Mônica, que foi aprovada pelo Sr. bispo Dom José Moreira, da Diocese de Januária no dia 27 de agosto de 2013, quando presidiu a Missa da festa de santa Mônica. A Associação está registrada como associação civil no Cartório de Registro e títulos e documentos da Cidade e Comarca de São Francisco – MG, regendo-se pelo presente Estatuto e pela legislação que lhe for aplicável, especialmente os cc. 298-311 e 321-329 do Código de Direito Canônico.

A logomarca é um CORAÇÃO, a CRUZ e um LENÇO: o Coração significa o amor de mãe que abraça a missão, representada pela Cruz, que é também sinal do seguimento a Jesus Cristo e o lenço representa Santa Mônica, a mulher de tantas lágrimas.

Os grupos de Mães Mônica são compostos cada qual de sete mães, que se comprometem a rezar pelos seus filhos, assim como pelos filhos das outras seis mães do grupo. Os Grupos reúnem-se em unidades maiores às quais se dá o nome de Núcleo, que é composto em média de cinco a dez Grupos.

A Associação Mães Mônica tem por finalidade a realização de obras de evangelização, piedade e caridade cristã, em conformidade com a doutrina da Igreja Católica, especialmente em apoio às mães.

A espiritualidade da Associação Mães Mônica se caracteriza: pelo seguimento a Jesus Cristo como discípulo missionário, à luz da espiritualidade de Santo Agostinho; Pela prática da oração de intercessão, à exemplo de Santa Mônica. E tal caminho é alimentado: Pela participação frequente na liturgia católica, particularmente a Missa dominical, e pela recepção dos sacramentos, conforme as possibilidades de cada membro; pela oração de intercessão nas modalidades prevista pelo Regimento interno da Associação; pela meditação da Palavra de Deus e demais práticas devocionais e pela participação nos retiros e formações próprios da Associação Mães Mônica.

A Associação Mães Mônica realiza sua missão através do acompanhamento aos Grupos de Mães Mônica, da fundação de novos grupos, da preparação de material para a formação permanente das Mães Mônica, da promoção de retiros, encontros e eventos, bem como da assistência às mães que se encontram em dificuldade, principalmente as decorrentes de uso de drogas por seus filhos. Todas estas atividades se realizam em espírito de comunhão e apoio aos sagrados Pastores e conforme as necessidades dos tempos e lugares.

A primeira diretoria foi eleita em 08 de março de 2014.
A Associação celebra duas grandes festas durante o ano: oito de março, aniversário da Associação; e vinte e sete de agosto, festa de Santa Mônica. Tem como Lema: “MÃES DE JOELHOS, FILHOS DE PÉ”.

Objetivo Evangelizador

Implantar no coração das mães o consolo da fé, a imitação de Santa Mônica, pela força da oração diária compartilhada.
• Participação:
Mulheres que tenham coração de mães, assumindo compromisso de uma oração diária.
• Organização:
Grupos de sete mulheres (ou casais) que se comprometam em rezar, um dia cada uma, pelos filhos de todas. O dia que corresponda a cada uma, o fará diante do sacrário.
• Compromisso:
  Além da oração, conhecer a palavra de Deus, as vidas de Santa Mônica e Santo Agostinho e transmitir a fé cristã a outras mães.

Oração

Maria, Mãe da Consolação, que consolastes a Santa Mônica, dando-lhe a imensa alegria de ver a vitória da graça na inteligência e no coração do seu filho Agostinho; sede vós também o nosso consolo e dai-nos a alegria de ver os nossos filhos firmes na fé que semeamos em suas almas. E se algum dele se desviar, que tenhamos a alegria de vê-lo retornar à fé, onde, com plena confiança, aguardamos a realização plena do nosso ideal e das vossas promessas.
SENHOR, concedei-nos que, imitando Santa Mônica, saibamos, com ela, viver a nossa fé com plena delicadeza. E que com ela, também, saibamos influenciar positivamente na fé de nossos filhos, para que um dia possamos ter a plena satisfação de vê-los, todos juntos, na vossa glória por toda a eternidade. Amém.